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MODELO PARA FORMATAR ARTIGOS A SEREM SUBMETIDOS NA REVISTA FUNORTE HUMANIDADES[Editor1] (ver as notas abaixo)

 

Primeiro Autor[1]

Segundo Autor[Editor2] [2]

 

RESUMO[Editor3] 

Deve ser apresentado de forma objetiva, concisa e informativa; de modo a contemplar: desenho do estudo, população estudada, processo de amostragem, critérios de seleção, instrumentos para coleta de dados, procedimentos análise dos dados, que devem ser descritos de forma compreensiva. Descrever os principais resultados encontrados sem incluir interpretações/comparações/discussões. Concluir com resposta ao objetivo do estudo apresentando suas principais implicações[Editor4] .

 

Palavras Chave[Editor5] : Revista; Artigos; Formatação[Editor6] .

 

 

ABSTRACT[Editor7] 

Presented in an objective, concise and informative way; in order to include: study design, study population, sample size, selection criteria, instruments for data collection, data analysis procedures, which must be described in a comprehensive way. Describe the main results found without any interpretations / comparisons / discussions. Conclude annswering the objective of the study presenting their implications.

 

Keywords: Journal; Articles; Standards.

 

 

INTRODUÇÃO[Editor8] 

 

Os [Editor9] originais podem ser escritos em português, espanhol e inglês. Os textos em português e espanhol devem ter título, resumo e palavras-chave na língua original e em inglês. Os textos em inglês devem ter título, resumo e palavras-chave na língua original e em português. Não serão aceitas notas de pé-de-página ou no final dos artigos.

Devem ser redigidos na ortografia oficial, digitados em folhas de papel tamanho A4, com margens de 2,0 cm, parágrafo recuado em 1,25 cm, digitados em espaço 1,5, fonte Times New Roman, corpo 12, formato Word for Windows, em versão 6.0 ou superior, enviados em formato .doc ou .docx (não sendo aceitos para avaliação artigos em formato .pdf ou .odt) e encaminhados apenas pelo endereço eletrônico da revista e-mail: editor.humanidades@funorte.edu.br) segundo as orientações do site. Sugere-se a utilização deste arquivo para digitar o trabalho.

A Introdução deve ser escrita de forma clara, por meio de um referencial teórico adequado e atual que sustente a justificativa e o objetivo do estudo. Para a escrita da Introdução e Discussão estimula-se o uso de literatura branca (principalmente de artigos, evitando livros e capítulos de livros) e fazer uso de literatura cinzenta (dissertações, teses, eventos, relatórios técnicos ou outros tipos de fontes) somente quando não for possível o acesso à literatura branca. Recomenda-se escrever a Introdução, apresentando no último parágrafo a justificativa e o objetivo do estudo.

Recomenda-se que o texto seja escrito através de citações indiretas, destacando-se que conceitos e opiniões expressos no artigo, bem como a exatidão e a procedência das citações são de exclusiva responsabilidade dos autores. As citações diretas devem ser utilizadas somente quando não se teve acesso ao original. Aspas devem ser utilizadas somente em citações diretas. Negrito deve ser utilizado para dar ênfase a termos, frases ou símbolos. Itálico deverá ser utilizado apenas para palavras em língua estrangeira (for exemple).

Em pesquisas relacionadas a seres humanos deverá constar, no último parágrafo da seção Métodos, o número do protocolo e data de aprovação do Comitê de Ética

 

Formatação de ilustrações e tabelas

 

Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver).

A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere. Para melhor visualização dos objetos, deve ser previsto um espaço simples entre texto-objeto e entre fonte-texto. Ver, por exemplo, a Figura 1.

 

Figura 1 – Exemplo de figura

 

Fonte: Banner retirado do sítio (2015).

 

No caso de quadros, deve ser seguida a estrutura demonstrada no Quadro 1:

 

Quadro 1 – Evolução do conceito da variável X

Autor

Conceito

Fulano (2007)

A variável X era interpretada como algo irrelevante.

Beltrano (2008)

A variável X era interpretada como algo relevante.

Sicrano (2009)

A variável X era interpretada como algo bastante relevante.

Fonte: Adaptado de Fulano (2007), Beltrano (2008) e Sicrano (2009).

 

Tabelas e quadros devem estar centralizados e conter apenas dados imprescindíveis, evitando-se que sejam muito extensos.

 

Tabela 1 – Exemplo de tabela

Idade

Percentual

Até 20 anos

0%

Entre 21 e 30 anos

10%

Entre 31 e 40 anos

20%

Entre 41 e 50 anos

30%

Acima de 51 anos

40%

Fonte: Beltrano (2014).

 

Os itens das ilustrações e das tabelas devem ser escritos utilizando fonte Times New Roman, tamanho 10. O espaçamento entre os itens deve ser simples, conforme ilustrado na Tabela 1:

Todas as figuras, quadros, tabelas e equações devem obrigatoriamente conter legenda e fonte. Devem conter dados imprescindíveis, evitando-se que os mesmos sejam muitos extensos. Outro item importante, é que não devem repetir dados já inseridos no texto, ou vice-versa.

Caso os dados sejam inéditos e provenientes de uma pesquisa de campo realizada pelos próprios autores do artigo, essa especificação deve constar na fonte, juntamente com o ano da pesquisa de campo. Nesse caso a fonte deve ser: Autoria própria (2015).

 

CITAÇÕES E REFERÊNCIAS

 

As citações devem obedecer ao sistema autor-data e estar de acordo com a norma NBR 10520 da ABNT. As abreviaturas dos títulos dos periódicos citados deverão estar de acordo com as normas internacionais.

Quando o autor citado estiver no corpo do texto, a grafia deve ser em minúsculo. Quando estiver entre parênteses, a grafia deve ser em maiúsculo. Para citar obras escritas por dois autores no corpo do texto, deve-se citar Fulano e Beltrano (2009). Quando a citação de dois autores estiver entre parênteses, estes devem ser separados por ponto-e-vírgula (FULANO; BELTRANO, 2009). Citações de três autores, no corpo do texto, devem aparecer da seguinte forma: Fulano, Beltrano e Sicrano (2009). Caso a citação de três autores estiver entre parênteses, os sobrenomes devem ser separados por ponto-e-vírgula (FULANO; BELTRANO; SICRANO, 2009). Não deve ser utilizado o caractere &. Para citar obras escritas por três ou mais autores, mencionar somente o primeiro autor, seguido da expressão et al. (FULANO et al., 2009), ou Fulano et al[Editor10] . (2009).

Citações diretas de até três linhas acompanham o corpo do texto e se destacam com dupla aspa. Caso o texto original já contenha aspas, estas devem ser substituídas por aspa simples.  Exemplos:

a)      Fulano (2008, p. 10) afirma que “[...] é importante a utilização das citações corretamente”.

b)      “Citar trechos de ‘outros autores’ sem referenciá-los, pode ser caracterizado plágio” (FULANO; BELTRANO, 2009, p. 20).

Para as citações com mais de três linhas, estas devem ser transcritas em parágrafo distinto. Deve-se utilizar um recuo de 4,0 cm na margem esquerda, terminando na margem direita. Deve ser utilizada fonte tamanho 10 e sem as aspas. A citação deve ser separada do texto que a antecede e a sucede por 12 pontos (ou uma linha). Exemplo:

 

Toda citação direta com mais de 03 linhas é considerada uma citação direta longa. A citação com mais de 03 linhas deve ser escrita sem aspas, em parágrafo distinto, com fonte menor e com recuo de 4,0 cm da margem esquerda, terminando na margem direita, conforme ilustrado neste exemplo. Deve haver uma linha em branco antes e depois da citação (FULANO, 2009, p. 150).

 

A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores. Comunicações pessoais, trabalhos em andamento e trabalhos não publicados não devem ser incluídos na lista de referências, mas citados em notas de rodapé.

As referências devem ser ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do autor, seguindo os padrões da norma NBR 6023 da ABNT, e não devem ser numeradas.

As referências devem iniciar duas linhas (ou 24 pontos) após o término da última seção do texto. Para as referências, deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, prevendo 12 pontos (ou uma linha) depois de cada referência, exatamente conforme aparece nas referências aleatórias incluídas a seguir. Todas as referências citadas no texto, e apenas estas, devem ser incluídas ao final, na seção REFERÊNCIAS.

As referências devem incluir apenas aquelas centrais e pertinentes à problemática abordada. Evitar a inclusão de número excessivo de referências numa mesma citação. Citações de documentos não publicados devem ser evitadas. Caso não possam ser substituídas por outras, não farão parte da lista de referências. Evitar utilizar a expressão et al. Favorecendo a apresentação dos nomes de todos os autores de modo a propiciar a devida referenciação de autoria.

 

Agradecimentos

 

Os agradecimentos, se houver, deverão ser alocados antes das referências.

 

 

REFERÊNCIAS

 

ALENCAR, L. H.; ALMEIDA, A. T.; MOTA, C. M. M. Sistemática proposta para seleção de fornecedores em gestão de projetos. Gestão & Produção, São Carlos, v. 14, n. 3, set./dez. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2007000300005&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 19 set. 2008.

 

ANDUJAR, A. M. Modelo de qualidade de vida dentro dos domínios bio-psico-social para aposentados. 2006. 206 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

 

BUCKHOUT, S; FREY, E.; NEMEC JUNIOR, J. Por um ERP eficaz. HSM Management, v. 3, n. 16, 1999.

 

CARVALHO, V. R. Qualidade de vida no trabalho. In: OLIVEIRA, O. J. (Org.). Gestão da qualidade: tópicos avançados. São Paulo: Thomson, 2004.

 

KALAKOTA, R.; ROBINSON, M. E-business: estratégias para alcançar o sucesso no mundo digital. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.

 

MENEZES, H. Comércio eletrônico para pequenas empresas. Santa Catarina: Visual Books, 2003.

 

OTANI, M.; MACHADO, W. V. A proposta de desenvolvimento de gestão da manutenção industrial na busca da excelência ou classe mundial. Revista Gestão Industrial, Ponta Grossa, v. 4, n. 2, p. 1-16, abr./jun. 2008.

 

PURCIDONIO, P. M. Práticas de gestão do conhecimento em arranjo produtivo local: o setor moveleiro de Arapongas – PR. 2008. 153 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2009.

 

RAMOS, A. S. M.; MIRANDA, A. L. B. Processos de adoção de um sistema integrado de gestão: uma pesquisa qualitativa com gestores da Unimed/Natal. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 23., 2003, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: ABEPRO, 2003.

 

REZENDE, D. A.; ABREU, F. Tecnologia da informação: aplicada a sistemas de informações empresariais. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

 

SOUZA, C. A.; ZWICKER, R. Implementação de sistemas ERP: um estudo de casos comparados. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 24., 2000, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2000.



[1] Titulação (SIGLA), graduação em XXX, vínculo institucional (se houver).

[2] Titulação (SIGLA), graduação em XXX, vínculo institucional (se houver).

Autor para correspondência, endereço: XXXX, telefone: (XX) XXXX-XXXX Fax: (XX) XXXX-XXXX E-mail: autorparacorrespondencia@gmail.com E-mail alternativo: autorparacorrespondencia1@gmail.com 


 

 

 

 

 

Notas do Editor

 [Editor1]Times New Roman, 12, caixa alta, centralizado, espaço 1,0.

Título completo no idioma Português:

- apresentado de forma concisa e informativa,

- evitar uso de siglas, abreviaturas e fórmulas.

 [Editor2]Times New Roman, 12, itálico, alinhado à direita, espaço 1,0.

Dados dos autores:

- o nome do primeiro autor deve vir uma linha abaixo título resumido no idioma Português,

- primeira letra de cada nome em maiúscula e o restante em minúsculo,

- inserir em nota de rodapé a titulação, filiação e e-mail de cada autor,

- as informações sobre cada autor (no máximo sete) devem ser separadas entre si por um enter,

- não devem ser utilizadas abreviaturas nos nomes dos autores.

 [Editor3]Times New Roman, 12, centralizado, caixa alta, negrito, espaço 1,0.

 [Editor4]Times New Roman, 12, justificado, espaço 1,0,

- parágrafo único,

- com no máximo 1.600 caracteres com espaço.

 [Editor5]Times New Roman, 12, justificado, letra inicial em maiúsculo, negrito, espaço 1,0.

- uma linha abaixo da seção RESUMO.

 [Editor6]Times New Roman, 12, justificado, espaço 1,0.

- deve conter entre três e cinco palavras-chave, no mesmo idioma do trabalho,

- separadas entre si por ponto e vírgula, finalizadas por ponto,

- letra inicial de cada palavra em maiúsculo,

- preferencialmente, devem constar na base da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS).

 [Editor7]Mesma formatação do RESUMO,

- iniciar duas linhas após o RESUMO.

 [Editor8]Times New Roman, 12, caixa alta, negrito, espaço 1,5.

- deve ser apresentado duas linhas após o ABSTRACT,

- destacam-se gradativamente os títulos das seções, utilizando os recursos de negrito, itálico ou grifo e redondo, caixa alta ou versal e outro,

- não colocar ponto final nas seções.

 [Editor9]Corpo do texto: o texto deve iniciar uma linha abaixo do título das seções.

 [Editor10]Toda palavra redigida em lingua diferente da original do texto deve vir destacada em itálico.

 

 

 

 

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